segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

"GRUPO FUSÃO" - UMA LENDA CAMARENSE

    Esta é a história do Grupo Fusão - Até o ano 1975, existia em General Câmara vários Conjuntos Musicais. Certo dia conversei com o Walcur, o Ernani e o Biduca, e disse que poderíamos formar uma Grande Banda ou um Grande Grupo Musical, para marcar época em nossa cidade. Fizemos uma reunião em minha casa e lá estavam os parceiros citados, mais o Juza, o Beto França e o Coti.
    Decidimos então montar o Grupo Fusão, que foi no meu entendimento um dos maiores grupos músicais de General Câmara.
    A partir deste momento passamos a nos equipar. O Walcur comprou um belo aparelho de som, compramos umas enormes caixas de som, bateria, tumbadora, teclado e diversos acessórios.
    Tiramos fotos e preparamos um belo cartaz. O Grupo Fusão costumava ensaiar no Clube 9 de Março e por incrível que pareça, tinha um entusiasmado fã clube. Nos ensaios eramos obrigados a limitar os espaços, pois do contrário o grupo tinha até dificuldades para ensaiar. 
      A formação inicial do Grupo Fusão foi a seguinte: Bateria (Beto e Coti), Tumbadora e Percursão (Ernani), Contra-Baixo (Juza), Guitarra-Base (Biduca e Coti) e Guitarra-Solo (Walcur). Cantores: Biduca, Regina, Juza e Coti.
Posteriormente, passamos a contar com o Becker (Piston) e o João Luis Franke  - Mão (Teclado).
   Fizemos diversas apresentações em General Câmara, São Jerônimo, Triunfo, Taquarí, entre outras cidades e em Porto Alegre. Na capital nos apresentamos num Jantar Baile do DMAE e no Baile de escolha da Rainha do Banco Sul  Brasileiro na Sede da ADESBAM, Bairro Tristeza, onde aproximadamente 1.000 pessoas se divertiram ao som do Grupo Fusão. Na época, o jogador de volei Renan Dal Zotto da Seleção Brasileira, jogava pela Equipe do Banco S. Brasileiro.
    O Grupo Fusão cresceu demasiadamente e acredito que não estavamos preparados na época, para nos tornarmos verdadeiros profissionais deste segmento.
    Eu, particularmente, andava assutado com os compromissos assumidos e não tive força suficiente para manter esta Grande Máquina funcionando. Os passos seguintes foram dados por todos, os caminhos já tinham sido tomados e a melhor decisão, talvez, foi terminar com o Grupo Fusão.
     Vale registar, que a nossa Amiga Vera Faleiro, foi uma grande companheira e colaboradora do Grupo.
    Até hoje, conversamos a respeito do Grupo, somos Grandes Amigos e ainda persiste certa vontade, de quem sabe um dia, fazermos uma grande exibição em nossa cidade, apesar da falta que nos faz nossos companheiros e saudosos amigos, Biduca e Juza. A Regina e o Becker moram em Charqueadas, e o Mão em Santa Maria. Os outros componentes vimos seguidamente em General Câmara. Aguardem, pois o GRUPO FUSÃO NÃO MORREU! 

[ A ZILÁ VAI FORNECER UM FOTO DO "FUSÃO" PARA SER PUBLICADA COM ESTA MATÉRIA ] 

     

Um comentário:

  1. Um dos primeiros bailes que fui foi com o Grupo Fusão. Tocaram no GDAG.Eu devia ter uns dezesseis aninhos...

    ResponderExcluir