sábado, 31 de dezembro de 2011

REI DA FOLIA - CAMPEÃO DO CARNAVAL DE 1987

          Merecidamente, o Rei da Folia, sob a minha presidência e do saudoso e querido amigo Nelson Guedes, foi Campeão do Carnaval de 1987, com o tema "Quem Foi Rei Sempre Será Majestade". Na (foto ao lado) recebo o troféu de campeão do carnaval das mãos do Senhor Prefeito Municipal, Norberto Ribeiro. Nosso trabalho foi intenso e os resultados foram merecidos. Recordo que levamos a maioria dos troféus e alguns deles ainda me lembro, tais como: Fantazia, Bateria, Alegoria e Adereço, Rainha, Porta-Bandeira e Mestre Sala, Porta-Etandarte, Passista, Puxador de Samba e Comissão de Frente. O nosso trabalho para a preparação desse carnaval foi muito intenso, organizado, mas não podemos negar o apoio que tivemos de muitos amigos e dos nossos componentes, que abraçaram a causa e se tornaram os grandes heróis desta conquista. Entre eles cito a Zilá Centeno, a Lina e o Télvio, que foram incansáveis, juntamente comigo, na definição dos tecidos e das fantasias. O Pedro Ramé, Nelson Guedes, Paulinho, Walnei e a Zilá, que construiram e ornamentaram nossas alegorias. O meu falecido sogro, Noecy Barreto, que construiu o protótipo e comigo em sua casa, toda a estrutura da Coroa do Rei da Folia, que tinha 4,75m de altura e 2,50m de diâmetro. O Grande Edson Della Nina, que preparou todo o sistema de iluminação da Coroa, com movimento de luzes, fazendo a mesma brilhar na avenida Xv de Novembro, palco do nosso carnaval. 
          O atual Secretário de Turismo do Município de São Jerônimo, gestão 2009/2012, Senhor Cláudio Rollo, tio da minha esposa, que nos cedeu um Gerador para iluminar a Coroa, durante os carnavais de 1987 a 1989. O Elói que iniciou a preparação da Bateria. O Walnei e o Neco, que fizeram a Bateria do Rei ser Nota 10 do carnaval. A dona Ruth Araújo, sempre incansável tanto na confecção como na criação de modelos e demonstração das fantasias. A Beth Freitas, a Nequinha e o Neco pelos prêmios conquistados, bem como toda a Direção e Coordenadores de Carnaval, como o Luiz Caldas e outros. Tenho certeza que poderei ser cobrado pela minha falta de lembrança, mas não poderia ser injusto e deixar de fazer esta breve ilustração, para mostrar que o Bloco estava organizado, estruturado e unido, e que eu e nem o Nelson, regiamos sozinhos o Cordão Carnavalesco Rei da Folia. Na foto (a esquerda), eu e o Vice-Presidente do Rei, Eng° Nelson Guedes, com o Troféu de Campeão do Carnaval.  
          Quase sempre é preferível pecarmos pelo excesso do que pela falta. Neste caso, entendo que a falta seria o maior pecado. Pretendo em outra ou outras oportunidades, para matar a saudade, publicar algumas fotos da Coroa do Rei desses carnavais e de outros Carros Alegóricos que construiamos em várias mãos. Inclusive, o Carro da Cachoeira (Vitória Régia), uma grande invenção do Paulo Ramé, que particularmente, no início, achei que ficaria desfocado do tema do carnaval de 1988, mas que acabou se tornando um dos melhores carros que o Rei da Folia já apresentou no carnaval. Na foto (a direita), o Paulo Ramé, que viria a ser Vice-Presidente do Rei da Folia do ano de 1988 e Candidato a Prefeito Eleito das Eleições de 1988, juntamente comigo, comemorando o Troféu de Alegorias do carnaval de 1987. 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário