terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Partiu do DTG Alcides Osório a Centelha da Chama Crioula Para Sto Amaro

As 6h desta terça-feira, 15 de janeiro de 2013, Dia do Nosso Glorioso Santo Amaro, partiu do Departamento de Tradições Gaúchas Alcides Osório de General Câmara a Centelha Oficial da Chama Crioula, para o Distrito Turístico de Santo Amaro do Sul, antiga Sede Camarense, onde diversas centelhas desta chama serão distribuidas para os demais municípios do Rio Grande do Sul e para diversas localidades do Brasil, durante o período que antecede as festividades da Semana Farroupilha.
A chama crioula do ano passado foi oficialmente extinta no CTG Sinuelo do Bom Sucesso de General Câmara, na noite do dia 20 de setembro, mas uma centelha dessa chama foi mantida acesa e guardada até a presente data, pelos tradicionalistas do DTG Alcides Osório.  
O Ivan Botelho Coordenador da 2ª Região Tradicionalista do MTG, o Martins Patrão do DTG Alcides Osório, cavalarianos camarenses e outros tantos de municípios vizinhos, foram os responsáveis por levarem a chama até a Igreja de Santo Amaro do Sul, acompanhados do Casal Festeiro e membros da Irmandade, onde permanecerá acesa e guardada até setembro deste ano. 
Portanto, hoje, por volta das 9h30min, em frente a Igreja Matriz de Santo Amaro, terceiro templo mais antigo do Rio Grande do Sul, fundado no ano de 1787, na presença de autoridades e do Casal Festeiro da 226ª Festa de Sto Amaro, Ângela e Ronaldo Reichel, foi procedida a transferência da chama crioula para uma lamparina dourada de forma escultural, que a partir desta data passará a ser zelada pela Irmandade dessa Paróquia. O Padre Léo Hastenteufel vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, represenatando o Arcebispo Dom Dadeus, foi o responsável pelas bençãos desta cerimônia. 
Participaram do evento o Tradicionalista Bertolini Presidente do MTG, o Prefeito de General Câmara Darci Freitas, o Presidente do Legislativo Camarense Ver. Nando Franken, o Vice-Prefeito de General Câmara Geraldo Dias, os Vereadores João Carlos Fornari e Norberto Azambuja, o Historiador e  Poeta Doutor Francisco Pereira Rodrigues, o Ivan Botelho Coordenador da 2ª RT do MTG, o Patrão Martins do DTG Alcides Osório, tradicionalistas, convidados e diversos fiéis que aguardavam o início da tradicional Missa em Louvor a Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário