COMPROVADO - SURTO DE SARNA NOS HOSPÉDES DA ACPA DE GENERAL CÂMARA!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS1KQQeS33q6a3pynD5_l1p6fPBzPK7Bj8uJPbBepey-qbE5akGF2D5LP5IxJYVTsjw32DaZGwnc70q3tFeAjTAHz7mKEMZP5WInKcrnIBb8Z0br2feyIICFC6iGgkKHGlRI-uK4TIZ4Q/s320/sarna-caes-como-identificar+-+Copia.jpg)
A sarna em cães é, basicamente, uma doença causada por ácaros e que atinge a pele dos cães. Os ácaros estão sempre presentes no corpo dos cães, contudo, alguns tipos de ácaros desencadeiam reações mais nocivas e que incomodam o cão.
Ao contrário do que se pode pensar, não são só cães que vivem na rua que podem adquirir a sarna, muito pelo contrário. Os agentes da sarna em cães se encontram em cobertores, estofados e, até mesmo, nos brinquedos dos cachorros. Qualquer cãozinho é candidato a adquirir sarna, portanto é importante que o dono já tenha alguma ideia sobre como prevenir, diagnosticar e tratar a doença.
A sarna sarcóptica por exemplo, ou escabiose, é causada pelo ácaro sarcoptes scabei, e pode atingir cães em todas as épocas do ano e de todas as idades. A doença causa uma coceira intensa na pele do cão, fazendo com que ele se coce, lamba e até morda a região afetada. Os indícios mais comuns desse tipo de sarna são: pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo, crostas e escoriações.
Ela é altamente contagiosa, podendo, através do contato direto, atingir outros cães, seres HUMANOS e, em raros casos mais ratos e gatos. É necessário ministrar medicamentos receitados pelo veterinário e evitar contato direto com o cão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário