terça-feira, 14 de julho de 2015

COMPROVADO - SURTO DE SARNA NOS HOSPÉDES DA ACPA DE GENERAL CÂMARA!
Em reunião realizada na Câmara de Vereadores desta quinta-feira, 9 de julho, com a Diretoria da Associação Camarense de Proteção aos Animais, foi comprovado o que até então já se previa, ou seja, quase todos cães de um total de 174 estão com algum tipo de SARNA, além de funcionários que também se contagiaram.
A sarna em cães é, basicamente, uma doença causada por ácaros e que atinge a pele dos cães. Os ácaros estão sempre presentes no corpo dos cães, contudo, alguns tipos de ácaros desencadeiam reações mais nocivas e que incomodam o cão.
Ao contrário do que se pode pensar, não são só cães que vivem na rua que podem adquirir a sarna, muito pelo contrário. Os agentes da sarna em cães se encontram em cobertores, estofados e, até mesmo, nos brinquedos dos cachorros. Qualquer cãozinho é candidato a adquirir sarna, portanto é importante que o dono já tenha alguma ideia sobre como prevenir, diagnosticar e tratar a doença.
A sarna sarcóptica por exemplo, ou escabiose, é causada pelo ácaro sarcoptes scabei, e pode atingir cães em todas as épocas do ano e de todas as idades. A doença causa uma coceira intensa na pele do cão, fazendo com que ele se coce, lamba e até morda a região afetada. Os indícios mais comuns desse tipo de sarna são: pele avermelhada, borbulhas, queda de pelo, crostas e escoriações.
Ela é altamente contagiosa, podendo, através do contato direto, atingir outros cães, seres HUMANOS e, em raros casos mais ratos e gatos. É necessário ministrar medicamentos receitados pelo veterinário e evitar contato direto com o cão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário