terça-feira, 3 de janeiro de 2012

APROVADA NOVA DA REDE DE LUZ PARA SANTO AMARO

     Guardo comigo até hoje cópia do ofício n° 01/93, datado de 18 de junho de 1993, que foi encaminhado pela Comunidade de Santo Amaro com a subscrição de diversos moradores, ao Gerente da CEEE de São Jerônimo, solicitando a Remoção da Rede Elétrica desse Distrito que passa dentro da Área Florestal da Riocell, para o meu conhecimento e providências.
     Conversei pessoalmente com o Presidente da CEEE, meu correligionário, DR. Carlos Eduardo Vieira da Cunha, a respeito desta reivindicação, no dia 13 de setembro de 1993. Solicitei seu total esforço para que esta obra pudesse se realizar no menor prazo possível, devido as constantes falta de luz e as dificuldades para reparo da rede de Santo Amaro.
     Na ocasião protocolei o ofício n° 108/93 da Câmara Municipal de Vereadores, diretamente com o Presidente da CEEE, solicitando a Transposição da Rede Elétrica do Distrito Turístico de Santo Amaro, de acordo com a Planta da CEEE n° 1649, para que o meu pedido fosse formalmente protocolado.
     Em conversas com Técnicos e Engenheiros da CEEE, fui informado que o valor desta obra tinha um custo muito elevado. Motivo pelo qual me conformei, quando pessoalmente o Presidente da CEEE me entregou a correspondência do Gabinete da Presidência, GP-1273/93, datado de 19 de outubro de 1993, me comunicando que em atenção do nosso ofício n° 108/93, as Obras de Transposição da Rede Elétrica tinham sido APROVADAS e incluídas no Programa PRORURAL, a ser viabilizada com os recursos de retorno do ICMS, conforme Plano de Investimento da CEEE, lançado pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, Dr. Alceu de Deus Collares.
     Não havia previsão de data para início das obras na correspondência que recebemos, mas fui informado que elas poderiam ser realizadas no prazo de até cinco anos.
     Entre o final do ano de 1996 e início do ano de 1997, para a felicidade da Comunidade do Distrito Turístico de Santo Amaro, as obras já estavam completamente concuídas, após três anos da APROVAÇÃO das obras pela CEEE.
     Governos com administração séria, se faz com várias mãos, em várias épocas, os programas são executados e as melhorias são realizadas, em prol de todas as comunidades.
     Vejam as dificuldades até então existentes em Santo Amaro, a respeito da Rede Elétrica, extraídas do próprio documento dos moradores, lembrando que a referida rede passava por dentro da Área Florestal da Riocell:
- AS ÁRVORES COM OS FORTES VENTOS CAUSAM ENORMES DANOS À REDE ELÉTRICA;
- AS PORTEIRAS DA REFERIDA ÁREA PRECISAM FICAR CHAVEADAS, IMPEDINDO O TABALHO DA CEEE;
- A NOITE É MUITO DIFÍCIL PERCORRER UMA LONGA EXTENSÃO DENTRO DOS MATOS, PARA DETECTAR AS CAUSAS DA FALTA DE ENERGIA;
- A FALTA DE LUZ PROLONDADA GERA PREJUÍZOS AO COMÉRCIO LOCAL;
- NÃO TENDO LUZ, CONSEQUENTEMENTE NÃO TEREMOS ÁGUA E TELEFONE.
     Ninguém merece ficar sem luz por motivos iguais a estes, ou melhor, por um só motivo, pois se Rede Elétrica estivesse em fácil acesso, como deveria estar desde o início, a Comunidade de Santo Amaro não teria enfrentado ao longo de decadas estas dificuldades.
     A economia em qualquer situação sempre é salutar, mas em primeiro lugar o que vale é a qualidade dos serviços a serem prestados.
     Com certeza atualmente, a Comunidade de Santo Amaro não fica mais sem luz, o contrário do que acontecia anteriormente, por não poderem (AESSUL) realizar os reparos necessários da Rede Elétrica, seja por problemas provocados por temporais ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário