segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

INAUGURADA ESCOLA DE INFORMÁTICA EM GENERAL CÂMARA

    










     Uma das minhas propostas como candidato a vereador as eleições municipais do ano de 1992, foi a instalação em nosso município de uma Escola de Informática Gratuita para todos os camarenses, dando inicialmente preferência aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental e para os alunos matriculados no 2° grau, com o propósito específico de auxiliar na formação dos nosso jovens e aproximá-los dessa nova realidade que era o mundo da informatização. Como já publiquei em outra matéria, nem a Prefeitura muito menos a Câmara eram informatizadas. As escolas ainda não tinham Laboratórios de Informática. Em nossa cidade também não existia escola de informática, nem que pudessemos e quizessemos pagar para os nossos filhos aprender computação.

     Consegui para a escola dois computadores que necessitava e duas bancadas. A Eletrosul forneceu um deles e as bancadas e com uma empresa de informática de Florianópolis o outro computador. Depois consegui, gratuitamente, a liberação de uma sala do antigo Ginásio Vasconcelos Jardim, com a Direção do Arsenal de Guerra de General Câmara. Foi necessário refazer toda a rede de luz do quadro até a sala, iluminação interna, confecção e colocação de divisória,  limpeza geral, pintura geral, colocação de massa asfáltica no piso da sacada que fica em cima dessa sala, substituição de quase todos os vidros das janelas, recuperação e pintura do quadro-negro. Com a Secretaria Municipal de Educação consegui as classes e as cadeiras para os alunos, bem como a realização de um convênio em troca de vagas, para pagamento dos instrutores. Ainda, adquiri 6 cadeiras especiais para a sala dos computadores e para uso dos instrutores.
     Para o ato oficial de Inauguração da Escola de Informática, convidei o meu querido e particular amigo, Dr. Sérgio Guimarães, em reconhecimento ao incentivo que  sempre me proporcionou e na confiança que sempre teve em relação ao meu trabalho e sobre minha pessoa, para que junto com a minha esposa, Professora Angela Fornari, procedessem esse acontecimento. Lá estava o representante do Diretor do Arsenal de Guerra, o Eng° Paulo da Isse da Eletrosul, Diretores de Escolas, os Professores Morel e Rosângela (Padrinhos da minha esposa), a atual Diretora do Instituo Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, Professora Fátima Reis, Professor Vitor Acunha, Professora Clarice, Ten. Nilton Souza, Representantes de Clubes de Mães, a Ângela Guedes, a Bina, o Armando Guilherme F. Costa, meu amigo e concunhado, e outros tantos convidados que infelizmente não recordo os nomes. O custo total na época, 1993, com a instalação dessa escola foi de R$ 3.772,00. O vencimento do vereador camarense era de R$ 480,00. Do valor total antes mencionado, eu desenbolsei o equivalente a cinco meses do valor do meu vencimento como vereador, mas isto para mim não foi um gasto e sim um investimento, que muito serviu para a educação dos jovens camarenses, inclusive adultos, durante aproximadamente três anos. Os alunos recebiam uma bolsa oriunda do Convênio com a Prefeitura Municipal e pagavam uma taxa no valor de apenas R$ 10,00 a R$ 15,00 por mês, para cobrir parte das despesas mensais com os instrutores, material de expediente e didático para uso dos próprios alunos.  
     A maior tristeza, mágoa não, foi pelo fato de não ter conseguido nenhuma organização ou entidade que aceitasse o desafio de continuar coordenando esse projeto.
     Na foto no alto (a esquerda), entre o representante da Eletrosul (camisa listrada) e a amiga Bina Ribeiro (blusa vermelha), está o saudoso amigo Joubert Leão Conceição, que foi o primeiro Instrutor da Escola de Informática, permanecendo nessa função até o final. Posteriormente, se somou a equipe o meu amigo e compadre, Rudinei Indrusiak Araújo, que em certa oportunidade prestou um curso para os funcionários do Banco do Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário