O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha.
No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 x 3. Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Intercancional) inclui o handebol como esporte Olímpico.
Recordo-me que na década de 70, o handebol já era bastante praticado no Instituto Vasconcelos Jardim. Havia uma boa equipe masculina e posteriormente, foram formadas ótimas equipes equipes tanto masculina como feminina.
A equipe de handebol do IEEVJ de 1977, foi uma das equipes com maior destaque representando essa instituição de ensino. Nesse mesmo ano, venceu com com muita garra e determinação, o Torneio de Handebol promovido pelo Colégio Polivalente de São Jerônimo, realizado nessa cidade. Para chegar a final do torneio, a equipe do IEEVJ teve antes que vencer os confrontos contra as equipes de São Jerônimo, Triunfo, Charqueadas e de Guaíba, que na época contava com 6 atletas da Seleção Gaúcha de Handebol.
Hoje, ao escrever esta matéria, posso afirmar que não foi uma façanha dessa equipe, pois o IEEVJ sempre se destacou com muito brilhantismo, na maioria das competições que participou e ainda partipa na região, assim como em nosso Estado. Portanto, essa equipe tinha sem dúvidas uma ótima qualidade, assim como foi muito bem preparada e instruída pelo professor Morel Machado de Moura.
Chegada à grande final, a equipe do IEEVJ disputou o título contra a equipe do Sport Club Internacional de Porto Alegre, tornando-se CAMPEÃ aos vencer a partida pelo placar de 13 x 09.
Abaixo foto tirada com as duas equipes - do lado esquerdo a equipe do IEEVJ e do lado direito a equipe do Inter. Relação da equipe do IEEVJ - De pé: João Batista santarém (Batista) nº 02, Marco Antônio de Oliveira (Gaudério) nº 07, Cláudio renato Barcelos (Nenê) nº 04, Jairo Souza (Magrão) nº 03, José Antônio Vaz da Silva (Pai Zezinho) nº 05, Neri (Camisa Branca) que estava lesionado. Agachados: Luiz Roberto Gomes Franken (Dica) nº 09, Leandro Quintian (Yka) nº 08, Sérgio Luiz Vaz da Silva (Pelanca) nº 01, Luiz Carlos nº 06, e o Professor e Treinador Morel Moura (Camisa Amarela).
Nenhum comentário:
Postar um comentário