sexta-feira, 4 de maio de 2012

Até Que Enfim Alguém Esclareceu!

Uma belíssima aula de português.
(Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná)

A PRESIDENTA FOI ESTUDANTA?
          No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante.... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem identidade.
          Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
          Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
          Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
          Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
          "A candidata presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado elaganta para tentar ser nomeada representanta.
          Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizantes, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Pelo amor à língua portuguesa, não vamos cometer o mesmo erro!

4 comentários:

  1. Leiam: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/mariahelena/posts/2011/01/26/esclarecimento-359182.asp

    ResponderExcluir
  2. As pessoas que vêm espalhando isso há meses nem se deram ao trabalho de consultar gramáticas para constatar o que elas dizem! Desde sua 1ª edição (1963), a Moderna Gramática Portuguesa já registrava e abonava a forma feminina presidenta (p. 84).

    Celso Pedro LUFT, em seu Dicionário Gramatical da Língua Portuguesa (1966), ensina que “os substantivos terminados em e são geralmente uniformes [...] ; presidenta; alfaiata.

    ROCHA LIMA (2007), em sua Gramática Normativa, diz: “a força do uso já consagrou as formas flexionadas infanta, parenta e presidenta” (p. 73).

    CEGALLA (2008) diz o seguinte em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa: “É forma dicionarizada e correta, ao lado de presidente" (p. 336).

    SACCONI diz, em Nossa Gramática Completa (2010), que o feminino de presidente é presidente/presidenta (p. 133)

    Finalmente, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), que registra todas as palavras em uso oficial na língua portuguesa, legitima a palavra (p. 674).

    ResponderExcluir
  3. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI176658-18176,00-PRESIDENTE+OU+PRESIDENTA.html

    ResponderExcluir