sábado, 3 de março de 2012

Conheça o Escritor Camarense Alcir Nicolau

     Alcir Nicolau Pereira (o Nicolau Seco) nasceu em General Câmera no dia 29 de outubro de 1943. Morou na Rua Duque de Caxias (bem em frente à paineira, perto da antiga estação de trem).
     Estudou no Colégio Estadual João Canabarro, onde fez o primário e na Escola Estadual Vasconcelos Jardim (ainda perto do Cassino dos Operários), até o segundo ano, quando sua família mudou-se  para Porto Alegre, lá pelos anos cinqüenta.
     É filho de Amaro Pereira Vaz (Lóca), operário do Arsenal de Guerra e Diva Teixeira Pereira (ambos nascidos em Santo Amaro), tendo com irmãos Adir Teixeira Pereira (falecido), Edir Manoela Teixeira Pereira (que foi professora no João Canabarro) e Loir João Teixeira Pereira (Tenente do Exército Brasileiro que fez sua formação militar no Arsenal de Guerra).
     É oportuno lembrar que os pais e o irmão mais velho estão sepultados numa Capela existente no Cemitério (aquela quase lá no fim do campo-santo, ao lado da Capela do Seu João Harres). Sua madrinha Onira é que dá uma carinhosa olhada na capela.
     O Alcir Nicolau é enfermeiro, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um dia inventou de ser escritor, tendo diversos textos que conquistaram prêmios importantes na literatura gaúcha e brasileira.
     É detentor do Troféu Pandorga, ganho pelo livro infantil "A GUERRA DAS LETRAS", como autor gaúcho mais vendido nas 48º Feira do Livro.
     Em 2004, na 50º feira, este mesmo livro ficou entre os 8 mais vendidos na área infantil e o mais comprado entre os autores gaúchos. Tem outros prêmios: Prêmio Habitasul, foi Pentacampeão no Concurso Histórias do Trabalho e tricampeão no Concurso "Poemas nos Ônibus" da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.
     Os livros de sua autoria Gremista Gozam Colorados e Colorados Gozam Gremistas ficaram, segundo a Câmara do Livro de Porto Alegre em quarto lugar, na listagem dos mais vendidos, na categoria não ficção. O Alcir Nicolau Pereira costuma dizer, que em alguns lugares é conhecido por Alcir, em outros por Nicolau. O que é uma sorte, até porque, se o Alcir erra, ele coloca a culpa no Nicolau e vice-versa.
     O escritor camarense Alcir Nicolau, tem vários livros publicados e alguns deles são: MINICONTAR-TE, POEMAS DE LETRAS E DE NÚMEROS, GRENAL GUASCA, POETAS PELA PAZ E JUSTIÇA SOCIAL, GREMISTAS GOZAM COLORADOS, COLORADOS GOZAM GREMISTAS, HISTÓRIAS DE TRABALHO, VELHA GUARDA e muitos outros.



conheça melhor o autor < > veja na página dos escritores


Nenhum comentário:

Postar um comentário