terça-feira, 13 de março de 2012

Os Perigos do Sistema de Gás de Uso Doméstico

     Resolvi postar esta matéria aos amigos internautas, para alertar sobre os riscos e os mínimos cuidados que devemos ter, no que diz respeito ao sistema do gás de cozinha de uso doméstico, que mesmo não tão frequente, é uma possibilidade muito grande de acidente em nossas casas.
     A maioria dos acidentes ocorre porque não é feita a substituição adequada do Regulador de Pressão de Gás (Válvula) e da Mangueira que, segundo a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, possuem prazo de válidade de 5 anos.
     A maioria das pessoas se baseia no fato de que, os problemas a este respeito não são rotineiros e que tudo funciona normalmente em suas residências. De fato, a maioria desses componentes são fabricados com excelente qualidade, mas mesmo assim, é importante que se verifique a validade dos produtos e se faça a troca no prazo adequado, para evitar riscos desnecessários.
     A mangueira (1) do tipo padrão é de plástico PVC transparente, trançada, com tarja amarela, exibindo a inscrição NBR 8613, o prazo de validade (5 anos) e o nome do fabricante. Seu comprimento pode ser de 80cm, 1m ou 1,25m. A mangueira não deve passar (nem encostar) pela parte de trás do fogão, já que a temperatura nessa região é alta (devido ao forno).
     Quando isso ocorrer, consulte uma assistência técnica credenciada para que seja feita a troca de entrada da mangueira em seu fogão. A maioria dos modelos tem esse recurso. As mangueiras também podem ser de borracha ou metalizadas, desde que apropriadas para o uso de GLP.
     As abraçadeiras (2) servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão de gás do botijão. Nunca use arame, fitas ou outro material no lugar de abraçadeiras.
     O Regulador de pressão de gás (3) tem como finalidade reduzir a pressão e regular a vazão do gás do botijão para a chama nos queimadores, permitindo a utilização total do produto. No regulador, deve constar a gravação do código do INMETRO e o prazo de validade de 5 anos. Pelo regulador, passam vários elementos químicos presentes no GLP e, por conta disso, pode ocorrer um desgaste natural das suas partes internas. Portanto, preste atenção e troque a válvula a cada 5 anos, conforme deve constar na sua embalagem, manual de instalação e operação.
     Quando o gás acabar - quando a alimentação dos queimadores do fogão estiver insuficiente, provavelmente o gás acabou. Não tente forçar a saída de gás.
     É muito comum e habitual, mas nunca mais vire ou deite o botijão (se ainda existir algum resíduo de gás ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes, assim como, entupir com impurezas o regulador, a mangueira e os queimadores).

     Não vamos pagar para ver ou esperar que algo de grave aconteça. Não merecemos muito menos queremos isto. Vamos, juntos, iniciar uma campanha de divulgação, para que todos substituam adequadamente esses componentes, se necessário for. Está dado o recado!
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário