terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GEN CÂMARA RECEBE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

     A água consumida em General Câmara era tratada pela Hidráulica do Arsenal de Guerra e comercializada pela Corsan a todas unidades particulares, ou seja, as unidades do exército eram abastecidas diretamente pela Hidráulica do Arsenal. Nesta época, 1994, a cidade crescia em direção ao oeste e ao sul, já existia a Vila Jorge Barcelos e uma Vila Habitacional construída pelo Governo Paulo Ramé. A falta de água ou a baixa vazão era constante nesta época, principalmente no verão ou em dia de feriados e os que mais sofriam com estes problemas, eram os moradores que residiam nas imediações da Vila Jorge Barcelos.
    Muitas vezes, busquei informações junto a Corsan sobre esses problemas e as orientações que recebia eram sempre as mesmas: O problema não é nosso e sim do Arsenal. Por sua vez, os responsáveis pelo tratamento de água do Arsenal diziam que, o abastecimento de água está sendo fornecido regularmente e que o problema era da Corsan. A verdade era uma só, pagavamos mensalmente nossas contas, mas os serviços não eram prestados como deveria.
     Várias vezes me socorri do Senhor Toninho, funcionário da Corsan, para fechar a rede de água que dá acesso as imediações do Posto Petrobrás, isto por alguns minutos e não mais do que uma hora, para que a água fosse liberada com maior vazão, permitindo o abastecimento de água das comunidades da Vila Jorge Barcelos e imediações.
     Diantes deste fatos e de posse da informação de que o Governo do Estado havia adquirido diversas Estações Compactas de Água, fui conversar com o Presidente da Corsan Eng° Carlos Alberto Petersen, para Solicitar a Liberação e a Construção de uma destas Estações para General Câmara. 
     O Presidente da Corsan me informou que todas as estações já estavam comprometidas, sendo que duas era para reserva técnica. Mantivemos divesas tratativas sobre este assunto, não desanimei e busquei apoio em outros seguimentos, inclusive da minha família. 
     Esta obra exigia grandes investimentos, local apropriado e apoio total do município. Diante de todas essas investidas, o Presidente da Corsan, que é casado com uma Camarense, concordou em liberar uma Estação Compacta de Água para General Câmara, Casa de Bombas, Sistema de Recalque e a Cosntrução de Uma Caixa De Água, a ser instalada na Vila Popular Jorge Barcelos e para tanto, agendou uma reunião em seu gabinete com o Prefeito José Luiz Martins, para acertar todos os detalhes que envolveria e seriam de responsabilidades do nosso município.
     O Prefeito José Luiz Martins, acompanhado por mim, Presidente da Câmara Municipal e dos Secretários Municipais José Carlos Lopes e Mauro Prisco (vide foto acima), reuniu-se com o Presidente da Corsan em Porto Alegre, para tratar oficialmente sobre a liberação da Estação de Água e das referidas obras em nosso município.
     O Prefeito José Luiz teve um papel fundamental na liberação destes investimentos. De imediato encaminhou Projeto de Lei a Câmara Municipal, definindo a doação de um terreno para a Construção da Estação de Água, acertou a definição do terreno para a Construção da Caixa D'Água na Vila Popular e providenciou as referidas escriturações das áreas para a Corsan, necessárias para a realização desses projetos.
     Os Equipamentos da Estação de Água chegaram em General Câmara no final do ano de 1994. As obras já tinham sido iniciadas. Continuaram no Governo Antônio Britto, sendo concluídas e inauguradas no Governo Olivio Dutra.    
     Depois da Travessia "Deputado Lauro Rodrigues" e talvez da construção da RS-401, acredito que este Pacote de Obras, foi o maior investimento feito pelo Governo do Estado do RS em General Câmara.    
     Com base nos fatos atuais podemos tecer alguns comentários sobre os desdobramentos destas obras: 
- Nossa comunidade não tem mais sentido a falta de água, as redes tem pressão e vazão. O abastecimento de água atualmente atende a lugares distantes da sede do município. Passamos todo o final do ano de 2011 e incício de 2012 com água em nossas residências.
- As unidades do Arsenal e Guerra, pelo menos as residenciais, atualmente são abastecidas pela Corsan.
- A Hidráulica ou Estação Compacta de Água da Corsan, possue um laborátio de alta tecnologia, técnicos em tratamento de água altamente treinados e plantão 24 horas por dia, sob a responsabilidade da Técnica Carla, nossa querida amiga e conterrânea.
- A Corsan reformulou o seu sistema de distribuição de água, ampliou suas redes de abastecimento e tem realizados os reparos e substituição das redes já existentes.
     Hoje, a localidade denominada Vila jorge Barcelos possue mais duas Vilas Habitacionais. Várias casas foram construídas nas zonas oeste e sul da cidade. Como estariam sendo abastecidas estas residências com água potável, se a Corsan não tivesse realizado estes investimentos em nossa cidade? Eu não acredito, tenho certeza, de que a nossa situação estaria insuportável! Isto não é pessimismo, é realidade. Precisamos olhar para o futuro, unir nossas forças e buscar sempre que possível, novos investimentos para General Câmara.        
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário