quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FORNARI - Bolão é o meu esporte preferido

          O que talvez muita gente não sabe, é que entre todos os esportes que até hoje pratiquei, o "BOLÃO" é o que fui mais apaixonado. Viajo para longe se necessário for, para jogar um torneio ou uma partida deste esporte.

GRUPOS DE BOLÃO OU EQUIPES QUE ATUEI:

> Clube 9 de Março
> Equipe do Clube Excursionista Princesa da Serra de Lages SC
> Equipe dos Gerentes do Banco Sulbrasileiro
> Equipe do Clube Mathias Velho de Canoas
> Grupo de Bolão Santana do Grêmio Futebol Porto Alegrense
> Equipe do Grêmio Futebol Porto Alegrense
> Equipe do Clube do Caxeiros Viajantes de Porto Alegre
> Grupo Farroupila do Lindóia Tênis Clube de Porto Alegre
> Equipe do Terezópolis Tênis Clube
> Equipe da AMOVI  de Porto Alegre
> Equipe da Associação dos Funcionários da CEEE de S. Jerônimo

PRÊMIOS INDIVIDUAIS CONQUISTADOS:

Torneio da Ass. de Cabos e Soldados da Brigada Militar em 1974
Torneio Interno do Grêmio de 1974
Olimpíadas Municipal de Porto Alegre de 1978
Torneio Interno do Clube Lindóia de 1989
Torneio Interno do Clube Lindóia de 1991
Olímpiadas do Lions Club - Duplas (Boliche)
X Campeonato Centro Sul de 2006
Olimpíadas da AFCEEE de 2007
Olimpíadas da AFCEEE de 2009
Torneio de Inauguração das Canchas "AFCEEE de Canela" em 2010

HISTÓRIAS:

     O bolão é um esporte que me ofereceu algumas facilidades, alegria e bons amigos. Vou relatar alguns fatos interessantes sobre esses aspectos:
A) Quando cheguei no Clube Excursionista de Lages no dia 9 de janeiro de 1971, com 18 anos de idade, para jogar algumas bolas de bolão, eles me colocaram na pior cancha ou a mais difícil, porque tinha brincado com o meu colega que me levou ao clube, que Catarina não deveria saber jogar bolão e eles estavam a fim de me testar. Joguei 10 bolas conquistando o maior número de pontos. Algumas horas depois, recebi uma Carteira Provisória de Sócio Atleta. Fui titular da equipe durante os 6 meses que residei em Lages. Um empresário local possuia um Impala Conversível Vermelho Ano 1971 e tinha a obrigação de me pegar à noite no Colégio Diocesano, me levar para o treino e depois para a casa, onde morava no Bairro Conta Dinheiro.
B) Joguei uma partida pelo Sulbrasileiro no Grêmio Náutico União de Porto Alegre e fiz 180 pontos, que é o máximo possível em 20 bolas. O Repórter Schmidt do antigo Correio do Povo, que escrevia a coluna de esportes modalidade "Bocha e Bolão", estava lá acompanhando essa partida. Mais tarde me entrevistou e me perguntou onde foi o meu aprendizado nesse esporte. Respondi que foi no Clube 9 de Março de General Câmara. Disse mais, que no próximo domingo, jogaria pelo selecionado do clube contra um selecionado do Cassino dos Operários. Ainda, comentei que fui convocado pelo Capitão da Equipe Senhor Enio Silveira e que jogaria com atletas renomados como Vitório Alberton e José Baptista. No domingo essa matéria saiu no Correio do Povo e nosso atletas que sabiam desse fato, ficaram orgulhosos ao ler o jornal.
c) Quando o Grêmio Futebol Porto Alegrense estava para fechar o Departamento de Bolão no ano de 1975, vários clubes de Porto Alegre procuraram os atletas do Grêmio, para aproveitamento em suas Equipes Principais. Tive a chance de ir para a Sogipa e para o Terezópolis Tênis Clube. Optei pelo Caxeiros Viajantes porque ficava próximo a minha residência. Recebi um título de sócio para jogar pela Equipe dessa sociedade.     

     Conquistei vários prêmios por equipe e esses considero muito mais importantes do que os prêmios individuais. É ótimo ser considerado o melhor atleta, mas ser Campeão de um Torneio ou Campeonato é melhor ainda.
     Esse troféu conquistado em Canela, foto ao lado, deixei com o Boemia Presidente da AFCEEE de São Jerônimo, para ficar exposto em nossa Associação.      
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário