quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FESTBAR Um Grande Evento do Bar do Gastão

     As noites do Festbar em General Câmara eram concoridas, casa lotada, a espectativa do público era enorme e a cada ano novos talentos eram descobertos. A festa era promovida pelo Bar do Gastão e organizadas pelos seus proprietários Andréia e Gastão, e pelo casal Angela e Walcur Guedes. Eu fui o apresentador oficial do Festbar de 1993 a 2000. Organizava e aunciava as apresentações, promovia a venda dos comes e bebes, auxiliava na arrecadação de patrocinios e acompanhava os trabalhos dos jurados. Eram duas noites de grandes espetáculos. O primeiro evento ocorreu no espaço interno do bar, espaço pequeno, mas muito agradável. O segundo, ocupou a varanda e a parte interna do bar.
     A partir do terceiro evento a ampliação do espaço foi necessária e o palco passou a ser montado no pátio do estabelecimento. Músicos da cidade e da região prestigiavam em grande número este festival. Os Compositores João Quintian e o Professor Edelmiro Pinheiro, classificavam sempre suas músicas e algumas delas foram interpretadas pelo Fábio (Pingo). 
     Nos intervalos do festival, músicos locais e da região, davam sempre uma canja para o público. Algumas vezes, músicos populares foram contratados para estes momentos. Num ano tivemos a apresentação do "Cará" de Triunfo, autor da Música "É Disso Que o Velho Gosta", gravada pela Berenice Azambuja, do Alex Camboim e de outros grandes intérpretes.
     A cada ano, novos talentos se apresentavam. Num destes festivais fiquei imprecionado com a apresentação de um música do João Francisco (Coti) e da Denise sua irmã. A Denise foi quem interpretou a música. Quem diria, que um dia nós iriamos ver a Denise cantando em nossa cidade. Essas foram algumas das novidades do Festbar. Tem muito mais. Posteriormente, pretendo postar fotos e histórias destes grandes momentos.
     O Festbar não acontece mais, mas a idéia ainda não morreu. Em 2012 ou em 2013, pretendo organizar Grandes Festivais de Músicas Populares. Para que isto aconteça, já conversei com a Angela e o Walcur Guedes, para me ajudarem na organização. São pessoas com enorme capacidade organizativa e atuantes incansáveis.
     No Festival do ano de 2000, convidei o Leandro Lottermann para atuar comigo na apresentação do evento. Foi a minha despedida, após longos anos fazendo estas apresentações, sempre com muita alegria e muita disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário